No dia 15 de maio, a cidade de Madri comemora o seu santo padroeiro, San Isidro. O santo que foi canonizado em 1622, pelo papa Gregório XV, é considerado também o protetor dos lavradores.
Muitos são os milagres atribuídos a San Isidro. Na sua época, diziam que ele tinha o dom de encontrar água facilmente. Por este motivo, nas festas para celebrar o santo padroeiro de Madri, a sua relação com a água recebe grande destaque.
Além da procissão, outra tradição da festa de San Isidro é comer rosquinhas com limonada nas pradarias de San Isidro. Uma limonada especial, que leva vinho, limão, açúcar e fruta, geralmente maçã. Já as rosquinhas, você pode escolher entre: as “tontas”, que levam ovo; as “listas”, com ovo e cobertas com glacê de açúcar; as de “Santa Clara”, com cobertura de merengue branco ou as “francesas”, com amêndoas.
As festas pela cidade de Madri
Para celebrar San Isidro, Madri oferece mais de 200 eventos, que costumam durar três dias. Veja os locais onde acontecerão as festas do santo padroeiro da cidade:
“La Plaza Mayor; Las Vistillas; la plaza de la Villa y la de Oriente; la pradera de San Isidro; el Parque de El Retiro; la plaza del Conde de Barajas; la de Juan Goytisolo; la Rosaleda; el Templo de Debod; el parque Tierno Galván; el Templete José Meneses; las plazas de Las Comendadoras y Ópera; la calle Juanelo y Arganzuela, a la altura de Madrid Río; el Planetario; Lavapiés y los Centros Municipales son los escenarios de San Isidro 2019.”