Muitas pessoas têm dúvidas sobre a solicitação da nacionalidade espanhola e os requisitos que devem ser cumpridos para adquirir a documentação. Esse é um processo que acontece em diferentes fases, uma antes e uma depois da situação administrativa de qualquer estrangeiro residindo legalmente na Espanha.
O primeiro requisito indispensável é a integração na Espanha do requerente por nacionalidade. Para comprovar a integração, devemos diferenciar a data de aplicação para a nacionalidade espanhola, se ela ocorreu antes ou depois de 15 de outubro de 2015.
O segundo é ter boa conduta cívica. Se trata de confirmar que o solicitante não cometeu nenhum delito nem no seu país de origem ou procedência, nem na Espanha. Esse requisito pode ser comprovado através do Certificado de Antecedentes Criminais do país de origem e um espanhol.
O último requisito básico é ter uma residência legal e contínua na Espanha antes da solicitação. O tempo mínimo exigido varia de acordo com a situação de cada pessoa. Como norma geral, devem ser cumpridos 10 anos de residência legal antes da solicitação, mas existem outras configurações. Para a condição de refugiados, por exemplo, são exigidos apenas 5 anos. Para pessoas de origem ibero-americanas, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial, Portugal ou colônias, apenas dois anos é o suficiente.
Para saber os outros requisitos e mais informações sobre como viver na Espanha, acompanhe nossas redes sociais.