Morar no exterior pode ser um desafio para quem nunca saiu do Brasil. Entretanto, pequenas eventualidades não devem ser tidas como obstáculos – mesmo em fases iniciais de planejamento, como a viagem por exemplo, deve-se levar em consideração que problemas na obtenção de documentos podem ocorrer – e se preparar para isso é primordial.
A Espanha possui um sistema burocrático diferente do brasileiro, por isso a Espanha Fácil visa facilitar e oferecer apoio em tramites que a princípio podem parecer complicados ou demorados, com a devida assessoria para cada caso. Aqui listamos algumas maneiras de se estabelecer no país, para quem pretende morar na Espanha.
1 – Estudos
Esta é a maneira mais conhecida e frequentemente usada por pessoas de todas as idades para morar na Espanha. Através de diversas bolsas de estudo (como estas e uma lista que você pode encontrar aqui.) oferecidas no país, brasileiros tem sua chance aumentada para entrar com visto de estudante e se estabelecer em território espanhol. Esta é uma boa experiência também para sondar os custos de se morar fora, se adaptar à língua e conhecer por um bom período os hábitos espanhóis.
2 – Abrindo uma empresa
A recente política econômica do governo espanhol vem sendo cada vez mais generosa com investidores estrangeiros. Se possui um capital que pretende investir, estude a compra de franquias no país ou mesmo a abertura ou expansão de uma empresa – contate a Espanha Fácil para detalhes no processo de abertura.
3 – Trabalho
Procurar emprego no país através de sites e contatos com empresas espanholas de acordo com a área de atuação é um passo inicial interessante para quem pretende obter o visto de trabalho com maior facilidade. Com as devidas qualificações, este é o modo mais imediato para se obter o visto de trabalho. Caso não seja o modo mais viável, ainda é possível procurar emprego na Espanha, durante o período de estadia no país. Veja dicas e detalhes de como trabalhar na Espanha neste link .
4 – Obter a cidadania espanhola
O modo mais desejado por diversas pessoas, a obtenção de cidadania espanhola dá o direito de transitar livremente pela Espanha e demais países da União Europeia. Com esta facilidade, obter documentos e títulos torna-se um processo mais rápido e prático. Existem várias maneiras de se obter o visto espanhol, listadas aqui .
5 – Aposentadoria
Esta possibilidade vem sendo cada vez mais explorada por aposentados no Brasil. Isso acontece por que em alguns países da Europa, Espanha sendo um deles, é possível obter um visto especial quando se tem uma renda fixa. Para recém aposentados, pode ser uma boa opção, desde que não haja pretensão de trabalhar – este tipo de visto não permite a obtenção de emprego no país.