O ano letivo 2022-2023 começará em 7 de setembro na Comunidade de Madrid com mudanças nos currículos implementadas pela Lomloe (Lei Celaá). Especificamente, as alterações curriculares definidas pela Lomloe, que entraram em vigor em 2021, começarão a ser implementadas em setembro em anos ímpares (1º, 3º, 5º Primário; 1º e 3º Secundário e 1º Bacharelado).
E estas são as principais novidades para este ano letivo 2022-2023 nas escolas de Madrid:
1. A fase de 0-3 anos começa a ser implementada nas escolas públicas, pioneira em Espanha, com as primeiras 2.000 vagas em 46 escolas.
2. A nova disciplina de Valores Cívicos e Éticos será ministrada no quinto ano do Primário com 1,5 horas semanais, o mínimo estabelecido por Lomloe, enquanto a Religião é aumentada em meia hora, até 1,5 por semana, face à proposta do Governo de apenas uma.
3. Além de eliminar o conteúdo “Contribuir para o desenvolvimento sexual” no Infantil (0-6 anos), os conceitos como perspectiva de gênero, eco-social, ecodependência ou socioafetiva são reduzidos no Primário, ESO e Bacharelado
4. Para impedir que os alunos obtenham qualificações de ESO, Bacharelado e Formação Profissional sem limite de reprovações, conforme permitido pela Lei Celaá, um decreto aprovado em maio fixa a maioria qualificada das equipes docentes em 2/3 para que um aluno ascenda no Secundário e em 4/5 no Bacharelado.
Assim, um aluno não poderá ser aprovado no curso com mais de duas disciplinas reprovadas. Excepcionalmente, com três disciplinas suspensas, caso não incluam juntas Matemática e Linguagem.
5. No currículo da Primeira Infância (0-6 anos), acrescentam-se Ciências e Língua Estrangeira, além de 45 minutos diários de Leitura-Escrita e Matemática, e uma aula semanal de Linguagem Musical.
Mais uma hora de Educação Física no Ensino Fundamental e priorizando os resultados em Matemática e Linguagem, como novidades
6. No Ensino Fundamental (6-12 anos), será ministrada uma hora de Educação Física a mais do que a estipulada pelo ministério, e os resultados em Linguagem e Matemática serão priorizados para promover, além de facilitar a oferta das escolas Robótica e uma segunda língua estrangeira.
7. No secundário e no bacharelado (12-18 anos), Madrid avaliará com notas numéricas e dará Menções Honrosas aos que obtiverem 10, além de ampliar a História com temas como a Transição Democrática e a luta contra a ETA.
8. Filosofia será uma oferta obrigatória no 4º ano de ESO e Segunda Língua Estrangeira, Cultura Clássica e Informática são adicionadas como disciplinas eletivas.
Fonte: Telemadrid