As pessoas com menos de 60 anos que receberam a primeira dose da vacina Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca na Alemanha, terão o tratamento completo com um medicamento alternativo, conforme acordado pelos chefes de Saúde do Governo Central e pelos líderes dos Estados..
As autoridades alemãs agora injetam a solução AstraZeneca apenas em pessoas com mais de 60 anos, após dúvidas levantadas pelo possível aparecimento de trombose, reconhecido pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como um potencial efeito colateral raro.
Depois de dias de especulação, finalmente aqueles que já tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca e estão abaixo do limite de idade – cerca de 2,2 milhões de pessoas – receberão uma segunda dose de Pfizer ou Moderna, até a chegada da vacina Janssen.
“A solução que encontramos oferece boa proteção”, argumentou o parlamentar bávaro Klaus Holetschek, que presidiu uma reunião sobre o assunto, em declarações à agência DPA. Nesse sentido, ele argumentou que é uma boa alternativa “principalmente na terceira onda”.
No entanto, as recomendações gerais não fecham a porta para que uma pessoa com menos de 60 anos possa completar o regime com duas doses de AstraZeneca, embora se tratem de casos específicos e somente após uma análise de risco individual.
Fonte: Europa Press