Está à procura de novos ares e oportunidades na sua vida? O Brasil é um dos países com o maior índice de emigrantes no mundo, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Nos últimos anos, a Espanha tem sido um destino muito procurado entre os brasileiros que emigram em busca de melhores condições. Diferente de grande parte dos países europeus, conseguir um visto de cidadania espanhol é bem mais simples do que parece.
Nós da Espanha fácil, trabalhamos como uma ponte facilitadora para os trâmites de imigração e, por isso, separamos algumas orientações acerca das formas mais simples de conseguir sua cidadania.
Jus Sanguinis:
Apesar do nome difícil, essa é uma das formas mais utilizadas para conseguir a cidadania. Basicamente, ela significa direito sanguíneo. Mas, afinal de contas, o que isso quer dizer? Caso seu pai ou sua mãe seja um cidadão espanhol, você poderá ter sua nacionalidade reconhecida, desde que seus pais tenham sido registrado até a maioridade e, dentro de três anos de emancipação, tenham declarado seu desejo de manter a nacionalidade espanhola. O mesmo vale se você for neto ou neta de um cidadão do país. Em qualquer um dos casos, é necessário que você resida de forma legal por, pelo menos, um ano no país.
Cidadania por casamento:
Digamos que você tenha encontrado o grande amor da sua vida em solo espanhol. O casamento é uma maneira de conquistar a tão sonhada dupla cidadania. Até maio de 1975, a união conjugal por si só já garantia o direito à cidadania espanhola. Com os anos, essa prática foi modificada. Hoje, imigrantes casados com os cidadãos dos países que formam a União Européia tem o direito de obter um Visto de Residência Comunitário. Este documento possui validade de cinco anos. Porém, após um ano da obtenção do documento, você já poderá solicitar a Cidadania Espanhola e, assim, exercer todos os direitos e deveres que ela trará.
Residência legal por tempo mínimo:
Segundo as leis do país, todo e qualquer ibero-americano (pessoas nascidas nos países latinos de língua espanhola ou portuguesa), inclusive brasileiros, tem o direito de requisitar sua nacionalidade espanhola, após dois anos de residência contínua e legal no país. Você ainda pode reduzir esse tempo de residência pela metade, se preencher qualquer um dos requisitos já citados nos exemplos acima.