Muitas empresas sofreram com os efeitos devastadores da crise do novo coronavírus, principalmente as pequenas e médias empresas (pymes), por isso, a Câmara de Comércio Espanhola e o Conselho Geral de Economistas alertaram que esse momento pode causar uma redução drástica do consumo interno e das exportações como consequência desta crise.
Como cada país está enfrentando e sairá da crise de maneiras e momentos diferentes, talvez agora possa ser a hora de pensar em internacionalizar sua empresa. Existem muitos pontos importantes a se pensar antes de dar este passo como preparar sua equipe para realizar viagens com segurança, montar e organizar uma unidade de inteligência, identificar pessoas no país de destino que poderiam ajudar a alcançar seu objetivo, entre outros. Nós da Espanha Fácil estamos aqui para te ajudar a elaborar a melhor estratégia para que a sua empresa chegue bem preparada ao se tornar internacional!
Com o mesmo objetivo, o informativo “El Derecho” publicou algumas questões abordadas no “Guia de Segurança e Inteligência Estratégica para as pymes” editadas conjuntamente pelo Conselho Geral de Economistas da Espanha e pela Câmara de Comércio de Espanha, a fim de orientar sobre a necessidade de aplicação de ferramentas de inteligência e segurança nos processos de internacionalização de pymes.
O presidente da Câmara de Comércio Espanhola, José Luis Bonet, destacou que as pymes foram verdadeiras arquitetas da saída da grave crise sofrida pela economia espanhola em 2008 e da consequente consolidação do crescimento. E, segundo o presidente do Conselho Geral de Economistas da Espanha, Valentín Pich, quanto maior o nível de incerteza, mais inteligência é necessária para qualquer organização, seja ela pública ou privada. Empresas de qualquer porte e dimensão, principalmente aquelas que estão iniciando um processo de internacionalização ou já estão internacionalizadas, requerem o conhecimento mais detalhado possível do ambiente em que desenvolvem seus negócios.