O Governo da Comunidade de Madrid aprovou uma nova contribuição com gasto de 30 milhões de euros para ajudar diretamente as pequenas e médias empresas (pymes) comerciais e industriais afetadas pela crise de saúde do coronavírus.
A ação está incluída no plano “ReFuerza” de Madrid, desenvolvido pelo Governo para reativar a economia e o emprego na região. Terão direito a essa ajuda as pequenas e médias empresas de Madrid com funcionários assalariados com contrato por tempo indeterminado, incluindo os que passaram a usar o “ERTE” no final do segundo trimestre ou os que tiveram de fechar suas portas durante o estado de alarme ou que tiveram seu faturamento reduzido em pelo menos 25% durante o segundo trimestre em comparação com o período anterior ou igual em 2019.
O auxílio pode ser destinado a folhas de pagamento e da previdência social, ao pagamento de produtos e serviços relacionados a medidas de proteção e prevenção para garantir o seguro de vida durante a pandemia do coronavírus e para pagar o aluguel das lojas. A quantia da ajuda vai variar de acordo com o número de trabalhadores da empresa.
Dessa maneira, as pymes de um a três funcionários poderão receber 2.500 euros, as de quatro a nove, 5.000 euros e as que têm de 10 a 249 ganham 10.000 euros como auxílio. Essas quantidades poderão sofrer ainda um aumento se forem consideradas como atividades comerciais ou industriais prioritárias. A ajuda pode chegar então a um valor de 12.500 euros.
O trâmite para a solicitação será aberto na próxima semana e será feito através do site da Comunidade de Madrid.