A Espanha carece de profissionais de TI e esta é a razão pela qual outros países não
Trabalhar para uma empresa de tecnologia soa bem, é um setor em plena expansão, que geralmente oferece flexibilidade e outras formas de trabalhar já que as empresas que a compõem costumam ser relativamente novas e não estão presas às formas tradicionais que existem em outros setores. Ainda assim, 84% das empresas espanholas admitem ter problemas em atrair novos talentos.
Encontrar um emprego não é uma tarefa fácil, principalmente porque não é fácil encontrar um cargo que se encaixe perfeitamente com o que ambicionamos fazer, ser remunerado e que nos permita conciliar com a nossa vida pessoal. O normal é ouvir os trabalhadores sofrerem com esse problema, mas nos últimos anos as empresas espanholas parecem estar passando por isso também.
Um estudo realizado pelo Manpower Group chamado ‘Talent Mismatch in 2023’ descobriu que, pelo segundo ano consecutivo, as empresas espanholas afirmam ter dificuldades em incorporar os perfis necessários para cobrir suas oportunidades profissionais.
O setor de tecnologia da informação e telecomunicações (TI) posicionou-se na segunda posição como a área em que suas empresas têm mais dificuldade de contratar (84%), superado apenas por comunicação e publicidade (91%).
O número supera os dados do ano passado, foi de 83%, e também a média mundial do setor de tecnologia, que é de 78%, mas por que isso está acontecendo na Espanha?
Cerca de 6 em cada 10 empresas tecnológicas espanholas oferecem aos seus candidatos a possibilidade de teletrabalho, uma vez que se tornou um grande incentivo para os trabalhadores, por sua vez, reduzem as qualificações exigidas e até em muitos casos automatizam diretamente os processos de seleção.
De fato, outro estudo da mesma empresa indica que, em nível nacional, os profissionais de TI ganham em média 11.000 a mais por ano do que outras profissões. E é esse o problema que essas empresas encontram que apesar de oferecerem altos salários, esses mesmos salários estão bem abaixo do que é cobrado pelos mesmos empregos no exterior.
Com isso, profissionais nacionais tendem a optar por empresas internacionais, pois oferecem as mesmas condições, mas pagam mais. O setor já está se reestruturando para fechar a lacuna de talentos existente e, para isso, as empresas dizem que vão apostar em treinamentos baseados em programas de aprimoramento de qualificação enquanto investem em auditorias externas para contratação e utilização de freelancers especialistas para determinadas tarefas.
Por isso, se você é um profissional desta área e tem interesse em morar na Espanha, saiba que você será bem-vindo. Entre em contato conosco se você gostaria de realizar um estudo de vialibilidade de vistos para você. Espanha Fácil, brasileira como você.