A candidatura espanhola, apresentada pelo Ministério da Saúde ao Comitê Permanente da OMS para a Europa, foi aprovada e o Dr. Amós García Rojas representará o país, nos próximos 3 anos, como membro do subcomitê. A designação saiu após a votação, na 71ª sessão do Comité Regional da OMS para a Europa, que decorreu desde o início desta semana.
A ministra da Saúde, Carolina Darias, anunciou a formalização da candidatura espanhola, no mês passado,durante sua participação na 74ª Assembleia Mundial da Saúde. Uma aposta que visa promover a participação ativa do Governo da Espanha, na governança da organização, bem como na promoção do multilateralismo diante de crises de saúde, como a provocada pelo COVID-19.
A ministra da saúde reiterou a necessidade de promover uma saúde global forte, que sirva para proteger os cidadãos do planeta de futuras ameaças. Carolina Darias, mostrou a disposição do Governo espanhol, na promoção do multilateralismo e na defesa da saúde pública na Europa e no mundo, apoiando a liderança da Organização Mundial de Saúde em todas as suas áreas, especialmente,para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030.
Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Sevilla, o Dr. Amós García Rojas é especialista em medicina preventiva e saúde pública, com especialização universitária em vacinas. Atual presidente da Associação Espanhola de Vacinação (AEV), é mestre em Gestão Hospitalar e Gestão Econômica da Saúde, possui elevada qualificação técnica e ampla experiência na área de saúde pública, medicina preventiva e vacinas.
Recebeu o prêmio Professor Rey Calero, da Real Academia Nacional de Medicina, pelo melhor trabalho em Vacinas 2005, e possui mais de 30 anos de experiência como profissional de saúde pública, principalmente nas áreas de epidemiologia e vacinas.
Fonte: Gobierno de España