Se você planeja se casar na Espanha, fique atento aos documentos necessários e o que se deve fazer após o matrimônio. A Espanha Fácil está aqui para te auxiliar sobre quais burocracias se deve fazer para realização do casamento na Espanha, como também, o posterior registro no Brasil.
Para se casar na Espanha, será necessário ter em dia o seu passaporte se você estiver em uma situação irregular no território espanhol ou o NIE, ou o DNI, se estiver regular. Um estrangeiro que está em situação irregular poderá casar no Registro Civil espanhol. Outro documento importante é o “Empadronamiento” que comprova o seu endereço na Espanha. Caso você esteja há menos de dois anos empadronado na Espanha, será necessário também uma declaração de residência. A partir disso, deverá ter em mãos a sua certidão de nascimento e um documento que comprove o seu estado civil, seja ele de solteiro, divorciado ou viúvo. Toda essa documentação deve estar atualizada e com tradução juramentada para o espanhol. Importante comentar que a documentação pode variar de acordo com os diferentes registros civis das diferentes cidades na Espanha.
Após o casamento em território espanhol se faz necessário fazer o registro desse casamento no Brasil para que assim possua o estado civil atualizado em ambos países. A primeira etapa do registro de casamento você poderá realizar no Consulado do Brasil de Madri ou de Barcelona. Recebendo a certidão de casamento consular deve levar ao Cartório de primeiro ofício de sua cidade no Brasil. Outra opção seria realizar diretamente a homologação de seu casamento espanhol em cartório no Brasil. Espanha Fácil pode assessorar tanto na preparação de documentos para casamento no Brasil, como também, presta todo o suporte para registro de seu casamento no Brasil.