Saudades do verão? Imagina se Madri tivesse uma praia, a maior (artificial) do continente, a apenas 52,7 quilômetros de distância!?
O Grupo Rayet vai investir 15,6 milhões de euros no desenvolvimento da maior praia artificial da Europa que ficará localizada no município de Alovera, em Guadalajara. Segundo La Nueva Alcarria, a Direcção Geral da Economia Circular de Castilla-La Mancha decidiu que o projeto de construção da Praia de Alovera é viável e as obras podem durar cerca de um ano e meio, mas não se sabe quando começarão.
O projeto recebeu a aprovação do Plenário da Câmara Municipal de Alovera no dia 30 de outubro e segundo o presidente do Grupo Rayet, Félix Abánades, está previsto que as instalações estarão em funcionamento em dois anos e meio ou, no máximo, três anos.
A sua construção vai significar a criação de 130 empregos diretos e 200 indiretos e, durante o seu funcionamento na alta temporada, vai empregar diretamente 170 trabalhadores, disse Abánades.
A entrada terá um valor em torno de 10 euros e se espera um mínimo de 250.000 visitantes por ano. Além disso, oferecerá cerca de mil vagas de estacionamento e foi planejado um acesso pela rodovia A-2 para evitar o congestionamento do centro urbano de Alovera, município com cerca de 12.400 habitantes.
A Praia de Alovera, terá 20.641,88 metros quadrados de água e 16.888,90 metros quadrados de areia. Este “parque de lazer” terá ainda torres de escorregas, piscinas infantis, escola de vela e desportos náuticos (como canoagem, vela ou paddle surf) e serviços de catering (restaurante, bar de praia e snack-bar).
A multinacional chilena Crystal Lagoons, especializada na construção de lagoas artificiais, está atualmente presente em 15 países e Alovera será sua primeira lagoa artificial aberta ao público em geral. Na área ambiental, afirmou que a água será constantemente regenerada com uma tecnologia inovadora e altamente sustentável que consome 30 vezes menos água do que um campo de golfe.