A cidadania espanhola é um trâmite complexo, que abarca diversos tipos de situações, por se tratar de diferentes famílias, históricos e situações. De uma maneira geral, a cidadania ou a nacionalidade é uma conexão, juridicamente falando, do indivíduo ao Estado que garante a livre circulação no país, trabalho e moradia regular. No caso da Espanha, ao obter a cidadania espanhola, o indivíduo possui também acesso e direitos em outros países da União Europeia – tornando o processo de obtenção um pouco mais rigoroso.
Por ser um processo que lida com casos e pessoas em diversas situações, existem princípios gerais para solicitar a nacionalidade espanhola. São eles:
– Por tempo de residência
– Marido ou Esposa espanhol (a)
– Herança familiar
– Entre outros.
Para cada modalidade existem diversos requisitos. Hoje analisamos a obtenção de cidadania espanhola por herança familiar.
Sendo assim, aqueles que possuem vínculos familiares como pai e mãe (adotivos ou não) espanhóis já são automaticamente elegíveis. No caso de netos as regras mudam: menores de 18 anos poderão solicitar a nacionalidade espanhola somente se seus pais já possuem a mesma. Para maiores de 18 anos, o direito é obtido após residência legal e continuada por um ano na Espanha.
Isto acontece porque a obtenção de nacionalidade deve ser passada hierarquicamente, ou seja, de uma origem espanhola para seus descendentes até os netos – lembrando que bisnetos de espanhóis no caso, não tem direito à nacionalidade por herança.
Em caso de dúvida ou situações diferentes e mais específicas, entre em contato com nossa equipe. Conte com nossos serviços e profissionais especializados à disposição para auxiliá-lo com tramites de autorização de residência e trabalho na Espanha para neto de espanhol, bem como, solicitação da nacionalidade espanhola com tranquilidade e segurança após 1 ano de residência legal e continuada na Espanha.