A nacionalidade espanhola pode ser perdida em alguns casos. Por isso, é muito importante saber das normas e prazos para que isso não aconteça. Iremos falar mais sobre o assunto abaixo!
Você sabia que é possível perder a nacionalidade espanhola? Existem diversos casos em que isso pode acontecer. O caso mais comum é quando um brasileiro, menor de idade, recebeu a cidadania através do seu pai ou da sua mãe (que deve tê-la), e não confirmou junto ao Consulado da Espanha no Brasil o desejo de permanecer com a nacionalidade após completar 18 anos. Caso esse indivíduo ultrapasse um prazo de três anos depois de atingir a maioridade e não confirmar a vontade de continuar a ser cidadão espanhol, ele irá acabar perdendo essa cidadania.
Contudo, existem outras situações em que há perda da nacionalidade: quando o indivíduo, maior de idade, tenha outra nacionalidade e a utilize de forma exclusiva e aqueles que morem no exterior e renunciem voluntariamente à cidadania espanhola.
Mas, então, como proceder em caso de perda da nacionalidade? É sobre isso que iremos falar nos próximos parágrafos!
Como recuperar a nacionalidade espanhola?
Caso você tenha perdido a nacionalidade espanhola por não ter confirmado seu desejo de continuar com ela após o prazo estabelecido, é preciso obter uma Autorização de Residência Legal na Espanha e, depois disso, solicitar a Recuperação da Cidadania Espanhola. Ao solicitar a autorização de residência através do arraigo familiar, é muito importante comprovar que o pai ou mãe do indivíduo possui nacionalidade espanhola.
Quando o interessado receber a residência em território espanhol já poderá solicitar a recuperação da nacionalidade espanhola no Registro Civil da cidade o qual reside. Caso o seu pai ou mãe tenham nascido na Espanha, mesmo que morem no Brasil, é possível garantir de volta a nacionalidade a qualquer momento.
Fique atento(a) e conserve a sua nacionalidade espanhola!
Em caso de espanhóis que tenham pai e mãe com nacionalidade espanhola, mas que nasceram no exterior, haverá possibilidade da perda desse direito que não houver uma declaração explícita da vontade de preservar a nacionalidade entre os 18 e 21 anos de idade.
Por isso, é super importante ficar atento(a) ao prazo para conservar a sua nacionalidade! Basta ir ao Registro Civil da região da Espanha em que você mora ou, caso você resida fora do país, realizar o processo no Consulado Espanhol.
Mas caso você tenha deixado passar o prazo, não se preocupe! A Espanha Fácil pode te ajudar a solicitar tanto a Autorização de Residência em território espanhol como prestar assessoria na solicitação da Recuperação da Cidadania Espanhola. Entre em contato com a gente!