As etiquetas DGT para motocicletas serão necessárias para entrar nas Zonas de Baixa Emissão na Espanha, em algumas cidades, o adesivo ambiental será obrigatório.
Assim como informamos anteriormente aqui, os carros recebem uma categoria ambiental com base na emissão de gases poluentes, e agora as motocicletas não escaparão dessa regra restritiva. A DGT classifica-as também pelos rótulos B, C, Eco e 0, sendo que o seu acesso às novas Zonas de Baixa Emissão será regulado por esta norma.
Todos os motociclistas que entrarem na ZBE com moto poluente serão multados em 200 euros. E mesmo quem não portar o adesivo da DGT também poderá ser penalizado. Esta última regra dependerá de portaria municipal de cada Prefeitura.
Portanto, motocicletas matriculadas antes de 2003 serão proibidas nas novas zonas livres de gás em cidades com mais de 50.000 habitantes. Mesmo em algumas cidades, as restrições podem ser aplicadas a outras motocicletas que não sejam elétricas.
Dependendo da emissão de gases poluentes e do motor, as motocicletas podem ser classificadas nas seguintes categorias ambientais:
Etiqueta B
Para ciclomotores ou motociclos incluídos no Euro2 e matriculados desde 2003.
Etiqueta C
Motociclos e ciclomotores fabricados a partir de 2007 e que se enquadrem na Euro3 e Euro4.
Eco e 0 rótulos
Atribuído apenas para motocicletas elétricas e ciclomotores.
Como e onde obter a etiqueta DGT
– Nos Correios. Basta aceder ao site e introduzir a matrícula da viatura, DNI, e anexar uma fotografia da certidão de matrícula e outra do documento de identificação. O preço é de 5 euros.
– Rede de oficinas da Confederação Espanhola de oficinas (CETRAA) e outras redes de oficinas autorizadas
– Instituto de Estudos Automotivos (IDEAUTO)
– Ganvam, mas neste caso apenas para frotas
– Gerentes Administrativos, como a Espanha Fácil. Solicite conosco, entre em contato agora mesmo.