Madrid segue em expansão. Agora o aeroporto Adolfo Suarez-Madrid Barajas (T1-T2-T3) ganhará uma nova linha de metrô, será a Linha 5, a quarta mais utilizada da rede (só em 2019 concentrou 10,6% de todos os passageiros).
A Comunidade de Madrid, através da Secretaria Técnica Geral do Ministério dos Transportes e Infraestruturas, aprovou em abril de 2022 o estudo informativo para a extensão da linha verde do metrô, que se ligará à estação do Aeroporto da Linha 8 do Metrô.
O Governo Regional informa que o orçamento da obra, sem IVA, ultrapassa os 80 milhões de euros e o seu prazo de execução previsto era de 30 meses, mas agora devem ser finalizadas no prazo de um ano. Com esta extensão, a linha terá sua extensão total de 1.755 metros e estima-se que cerca de 62 milhões de usuários sejam beneficiados. Até agora, as informações disponíveis indicavam que o projeto seria licitado este ano para que as obras pudessem começar no início do próximo ano.
A expansão não só permitirá ligar o centro de Madrid ao aeroporto em menos tempo, como também responderá a uma demanda dos moradores da Alameda de Osuna, já que muitos trabalham no aeroporto e não tinham uma boa ligação.