A Agência Tributária começará a auxiliar os contribuintes em seus escritórios a partir desta quarta-feira, 2 de junho, presencialmente, para a preparação e apresentação dos documentos correspondentes ao ano de 2020. Desde quinta-feira, dia 27 de maio, os contribuintes têm a possibilidade de solicitar a consulta prévia para este atendimento presencial que terá início na próxima semana.
No final da quinta-feira, 27 de maio, a Agência Tributária já devolveu mais de 4.300 milhões de euros a 6,5 milhões de contribuintes. No total, foram apresentadas mais de 12 milhões de declarações, das quais 8,8 milhões correspondem a valores a devolver, de acordo com os dados disponibilizados pela Agência Fiscal à Europa Press.
A previsão é de que, em toda a campanha sejam apresentadas 21.570.000 declarações, 2,1% a mais que no ano anterior. Deste total, prevê-se que 14.330.000 deem direito a reembolso, dois terços do total e menos 1% do que no ano anterior, no valor de 10.857 milhões de euros.
A Agência Tributária destaca que a principal característica da campanha deste ano é o previsto reforço do atendimento personalizado aos afetados pelo Cadastro Geral de Trabalho Temporário (ERTE) e aos beneficiários do Rendimento Mínimo Vital (IMV).
Na campanha de receitas do ano passado, foram apresentadas 316,9 mil demonstrações de resultados através do serviço de atendimento presencial nos escritórios, segundo os últimos dados recolhidos pela Agência Tributária.
Este ano, como novidade, a Agência Tributária incorporou um novo meio de atendimento através do ‘Informador’ de Rendas. Esta ferramenta, acessível na web na secção dedicada à campanha, inclui todos os blocos de informação de receitas tradicionais, embora reestruturada e sistematizada para poder oferecer a informação que cada contribuinte necessita a partir de simples perguntas colocadas pela própria ferramenta.
Fonte: El Derecho