A crise econômica que afeta o mundo e também passa a Europa há algum tempo tem afetado o preço dos imóveis em alguns países. A Espanha, um dos que já se encontra em fase de lenta recuperação, está nesta lista. Com a oferta de bons imóveis, bem localizados e conservados – a preços mais baixos que em alguns bairros nobres do Rio ou São Paulo, por exemplo – o país se coloca no radar de investidores estrangeiros, e passa a ser uma oportunidade vantajosa para brasileiros.
Se pretende morar na Espanha, é importante saber sobre o “Golden Visa”, que contempla compradores de imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros. Com isto, o investidor estrangeiro passa a ter seu visto e cidadania no país facilitados para si e sua família. A lei 14/2013, de apoio a empreendedores que detalha este benefício, atende a estrangeiros que pretendem entrar ou que já moram no país e planejam fazer este investimento. Você pode conferir mais detalhes aqui.
Com o acesso a informações sobre os imóveis cada vez mais fácil, é importante a consultoria de uma imobiliária local para auxílio na hora de obter informações sobre taxas e situações dos imóveis. Além disso, há todo um cuidado com trâmites legais na transferência de proprietário que também devem ser acompanhadas por estas entidades junto ao comprador, para maior segurança. Os financiamentos também podem ser negociados com os bancos na hora da compra, apresentando vantagens a diferentes tipos de compradores estrangeiros.
Boas perspectivas de recuperação econômica
Investir em um imóvel atualmente apresenta uma vantagem a mais para o cenário de quem pretende morar na Espanha. Com o início da recuperação de sua economia, o mercado de trabalho também vem apresentando queda no número de desemprego e melhora na geração de oportunidades, aumentando as chances de estabilização no país. Em 2014, a economia espanhola apresentou crescimento de 1,4% após seis anos de recessão, e economistas espanhóis esperam que este número continue aumentando com o passar do tempo. Esta evolução se deve pela melhora no cenário de exportações do pais, e o aumento da demanda consumidora interna e seus gastos domésticos.
Segundo o Banco de Espanha, o progresso é justificado também pela melhoria do das políticas (a nível nacional e europeu) de correção dos desequilíbrios ocorridos nos anos pós-crise. Os investimentos estrangeiros também são de grande importância neste cenário econômico positivo – proveniente de uma combinação de imóveis baratos, estímulos do governo espanhol para atrair estes investimentos e queda na taxa de desemprego