A onda de calor não vai deixar os espanhóis tão cedo. Desde a chegada do verão, as temperaturas bateram recordes máximos em sucessivas ondas de calor, cujos efeitos se fizeram sentir em toda a Espanha. Mesmo assim, o verão segue sendo a época favorita de muitos em nosso país. O aumento das temperaturas oferece muitas possibilidades aos cidadãos e turistas.
Agosto, historicamente conhecido por seu calor, pode mais uma vez despertar os medos de quem gosta do frio. Estima-se que com a chegada de agosto poderão ser geradas algumas precipitações tempestuosas, principalmente no norte das regiões. Estes se concentrariam nas comunidades próximas ao Mediterrâneo, tornando-se localmente fortes nos Pirineus, no centro e na metade oriental da Espanha, como Valência, Múrcia, Catalunha e Aragão.
No final da semana, as temperaturas começarão a subir exponencialmente, atingindo valores máximos de 42 ºC tanto em Córdoba, Sevilha e Badajoz. Assim, na próxima segunda-feira atingirá 43 ºC em Sevilha e Córdoba, 42 ºC em Badajoz, 41 ºC em Ourense e 40 ºC em Jaén, Granada, Madrid e várias capitais castelhanas-leonesas.
Mas será no meio da semana quando o calor atingir seu máximo. Durante a terça-feira, pode chegar a 44 ºC em Córdoba e Sevilha. Um pouco menores, mas importantes serão os que serão experimentados em Badajoz com 42 ºC, Cáceres, Granada e vários pontos de Castilla-La Mancha com 41 ºC. Em Castilla y León, 40 ºC serão medidos durante a tarde.
Por fim, vale destacar os recordes que serão vivenciados na quarta-feira. Este será o dia mais quente com máximas de até 45 ºC em Sevilha e Córdoba; 43ºC em Badajoz; e 40 ºC em Castilla-La Mancha.