A Amazon inaugurou um novo centro logístico em Alcalá de Henares (Madrid) no qual espera criar 500 empregos em três anos. Este é o sétimo que a empresa opera na Espanha. São eles: San Fernando de Henares (Madri), El Prat (Barcelona), Martorelles (Barcelona), Castellbisbal (Barcelona), Illescas (Toledo) e Dos Hermanas (Sevilla), inaugurados em setembro.
Com este mais novo centro em sua rede de operações, a Amazon pretende responder de forma mais eficaz à crescente demanda do consumidor e fornecer o suporte necessário para pequenas e médias empresas que desejam vender seus produtos na Amazon por meio do programa “Logística de Amazon”, com o qual a empresa oferece serviços de gestão logística e expedição para fornecedores externos.
O novo centro obteve o certificado de sustentabilidade Breeam com a classificação ‘Bom’ devido ao seu baixo consumo de energia e redução das emissões de dióxido de carbono, bem como por ter avanços tecnológicos como, por exemplo, sistemas e equipamentos de iluminação LED de ar condicionado com sistemas de recuperação de energia e calor.
Da mesma forma, foi instalado um sistema de gestão predial com o objetivo de controlar o grau de desempenho e garantir a economia de energia durante o funcionamento das instalações, o que permite aos funcionários trabalhar no ambiente mais saudável e ideal possível.
Este novo centro logístico junta-se à rede de instalações da Amazon já em funcionamento na Comunidade de Madrid e que, no total, contam com sete centros de operações: o centro logístico de San Fernando de Henares, o centro Prime Now em Legazpi, o centro de distribuição de Getafe e quatro estações logísticas em Alcobendas, Getafe, Leganés e Vicálvaro.