O Google Maps se adapta à vida de um mundo em pandemia e a partir de agora, o aplicativo que usamos todos os dias incluirá informações sobre os surtos de covid-19 ativos em todo o mundo integrando em seus mapas a incidência cumulativa do coronavírus por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. O objetivo é permitir ao usuário tomar melhores decisões sobre seus movimentos, para onde ir e o que fazer em determinados locais.
A nova funcionalidade será adicionada na próxima semana para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS com mais uma opção no topo dos mapas que os usuários poderão selecionar usando o botão “Covid-19 info”.
A informação que será exibida será a média dos últimos sete dias de casos de Covid-19 por 100.000 habitantes para a área do mapa que está sendo visualizada, bem como uma etiqueta que indicará se a tendência de novos casos. A opção estará disponível para os 220 países e territórios disponíveis no Google Maps, e haverá dados nos níveis provincial ou estadual, municipal e municipal, onde quer que existam e sejam públicos.
Os dados para fornecer essas informações vêm de várias fontes, incluindo a Johns Hopkins University, The New York Times e a enciclopédia virtual Wikipedia, que por sua vez coleta dados oficiais de entidades de saúde, como a Organização Mundial da Saúde, diferentes ministérios da saúde e hospitais de todo o mundo.