A Previdência Social da Espanha desenvolveu um aplicativo que permite que os trabalhadores autônomos verifiquem o valor das contribuições que pagarão ao mês de INSS. O serviço, que já está em andamento, permitirá que os trabalhadores inscritos no Regime Especial do Trabalhador Autônomo (RETA) consultem mensalmente as taxas que devem pagar à “Seguridad” Social Espanhola.
Esse serviço digital também pode ser acessado por meio do Serviço de Consulta aos Recibos do Regime Especial do Trabalhador Autônomo (RETA). Para isso, terá que entrar na pasta ‘Cidadãos / Cotação’ para obter as informações desejadas.
A partir do dia 26 de cada mês os autônomos poderão acessar os referidos dados e saber qual a taxa que será cobrada da conta bancária no último dia útil do mês e se deverão pagar alguma liquidação adicional também nesta data. Por exemplo, se desejar verificar a cota de fevereiro, no dia 26 deste mês esta informação estará disponível no aplicativo.
Também será possível saber qual é a liquidação complementar do mês de janeiro correspondente ao aumento das taxas de contribuições por acidentes de trabalho e cessação da atividade.
Embora neste momento o serviço esteja apenas disponível para trabalhadores da RETA, no futuro a Segurança Social pretende estendê-lo aos trabalhadores por conta própria do Regime Especial “del Mar”, aos trabalhadores agrícolas ocupados em períodos de inatividade, às pessoas incluídas no Regime Especial de empregados domésticos e para assinantes de acordos especiais. Além disso, o órgão público lembra que as informações prestadas por esse serviço não podem ser utilizadas como documento de pagamento das taxas, uma vez que devem ser pagas por débito direto.