Filhos criados, netos crescendo, uma vida estabilizada e o sonho de viver na Europa ainda é latente diante dos seus planos? Então nós temos uma boa notícia para te contar: a mudança de país para aposentados não será muito difícil de se concretizar, principalmente quando se trata da Espanha. O motivo é muito simples, mas adiantamos que a vida de quem possui algum tipo de renda fixa, como é o caso dos aposentados, se torna mais fácil na hora de garantir o visto para terras espanholas. Vamos entender quais são as vantagens e possíveis impasses?
Uma das grandes questões para quem é aposentado no Brasil é a retenção do imposto de renda, que pode variar de 7,5% a 27,5%, dependendo do valor recebido. E morar na Espanha acaba sendo uma alternativa interessante para quem deseja se livrar dessa cobrança, visto que existe um acordo previdenciário internacional entre nosso país e o mencionado anteriormente, que abona essa parte retida da aposentadoria.
Então para casos de pessoas que já conquistaram sua aposentadoria (ou que possuem renda fixa e não desejam mais trabalhar) e pensam em residir na Espanha existe o Visto de Residência não Lucrativa, que deve ser solicitado no país onde você reside. Importante ficar atento, pois essa solicitação deve ser feita em algum dos consulados espanhóis e no Brasil eles estão localizados nas cidades de Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Agora que você já tem uma boa noção das vantagens e até mesmo como dar o primeiro passo rumo à realização deste sonho, listamos abaixo alguns pré-requisitos básicos:
-
É necessário possuir seguro viagem que cubra todo o território espanhol pelo tempo total de residência e isso, nós da Espanha Fácil, facilitamos para você através deste link: https://segurodeviagemfacil.com/ .
-
Como não será possível usufruir da saúde pública espanhola, é imprescindível ter o seguro saúde, que também podemos oferecer essa vantagem, basta acessar: https://www.espanhafacil.com/seguro-de-saude-na-espanha
Confira os valores da Adelas, a empresa parceira que oferece Seguro Saúde:
-
Faixa etária: de 0 a 44 anos 37,40 euros mensais;
-
Faixa etária: de 45 a 54 anos 62,06 euros mensais;
-
Faixa etária: de 55 a 64 anos 91,96 euros mensais.
-
Não pode ter vivido ilegalmente na Espanha anteriormente;
-
Independente do país, você não pode ter nenhum antecedente criminal;
O trâmite dura cerca de 20 a 40 dias e o pagamento das taxas é feito no próprio Consulado Espanhol. Depois disso, você pode se preparar para viver no país que aparece na lista dos 10 melhores destinos do mundo para quem pretende mudar de vida após a aposentadoria, pela revista americana International Living.
Nós da Espanha Fácil somos especializados na assessoria de visto não lucrativo. Contamos com uma equipe de especialistas e contadores, que analisam toda a situação financeira e particularidades de cada cliente, a fim de prestar o devido suporte em todas as etapas, desde os pormenores e especificidades de cada consulado no Brasil, até sua chegada em terras espanholas.