Muitos aposentados no Brasil pensam em morar na Europa, principalmente, pela qualidade de vida, bom serviço público de saúde, a grande oferta cultural e a segurança que o velho continente oferece.
Vamos comparar que país oferece mais vantagens ao aposentado brasileiro, Portugal ou Espanha? Vamos ver primeiro as exigências do país luso:
– A pessoa interessada deve pedir um visto de aposentado, o D7.
– Ter a renda mínima exigida, ou seja, 100% do salário mínimo vigente, no caso de uma pessoa; um segundo membro da família adulto, é exigido mais 50% de um salário mínimo e para crianças, um 30%.
– Irão descontar 25% da aposentadoria, culpa do Imposto de Renda.
– Declarar a saída definitiva do país também é necessário.
– Apresentar declaração de rendimentos e documentos pessoais.
– Seguro viagem.
– Comprovante de situação regular no país.
– Certificado de antecedentes criminais pela Apostila de Haya.
– Comprovante de alojamento.
– O visto costuma demorar 90 dias para ser aprovado.
– O salário mínimo é de 635 euros, no caso de um casal, a renda mínima exigida é de 1270 euros, hoje, 8089,90 reais.
Vamos à Espanha:
– Há que se pedir uma autorização de residência não lucrativa, que acontece em duas etapas: um visto de 90 dias e depois o pedido do NIE com validade de um ano. O pedido deve ser feito ainda no Brasil.
– Não ter antecedentes criminais (em nenhum lugar do mundo).
– Não sofrer alguma doença grave.
– Seguro de saúde obrigatório e seguro de viagem internacional.
– Ter meios de sobrevivência. Podem exigir declaração de imposto de renda, movimentos bancários, renda de imóveis alugados, tudo tem que se comprovado. A renda mínima é de 2,151, 36 euros, ou seja, 13.704,17 reais, e 537,84 euros por dependente, na cotação de hoje.
– Tradução dos documentos pela Apostila de Haya.
– Na Espanha, um acordo eliminou a exigência do pagamento de 25% de imposto de renda, uma grande vantagem em relação a Portugal.
– Desvantagem: não poderá usar o sistema público por dois anos, precisará contratar um plano de saúde privado (que são muito mais baratos que no Brasil). Depois deste tempo, o aposentado poderá solicitar a cidadania espanhola.
Lembrando que, em ambos países, a moeda é o euro. Na cotação de hoje, o euro vale 6,37 euros.
Os planos de saúde para a terceira idade na Espanha podem ser contratados a partir de 62.50 euros até 153, 60 euros, o valor máximo (contrate com a Espanha Fácil!).
Como podem ver, sai mais barato o aposentado brasileiro imigrar para a Espanha, do que para Portugal, porque na Espanha não precisam pagar 25% de imposto de renda todos os meses.
A Espanha Fácil está autorizada pelo governo espanhol para fazer todos os trâmites em seu nome, com excelente custo-benefício.
Está aposentado ou aposentada e quer desfrutar das belas praias da Andaluzia ou da Galiza, da riqueza das obras de Gaudí em Barcelona, dos incríveis parques e museus de Madri, das belas catedrais, castelos e montanhas espalhados por toda a geografia espanhola?
Fale conosco, que facilitaremos todo o processo para que você seja residente na Espanha! Cuidaremos do visto, dos seguros, das traduções, documentação e tudo o que for necessário para o visto de residência não lucrativa.
6 respostas
Olá.Pensei em mudar pra Espanha pois sou aposentado, mas o desconto de 25% é desanimador.Existem grupos de aposentados brasileiros q moram na Espanha e são obrigados a contratar advogados para contestar o desconto de IR q continua ocorrendo! Os interessados deveriam fazer uma campanha contestando o desconto q é inconstitucional. Tb há quem diga q a Espanha desconta mais de 40% de IR ao passo q Portugal mão cobra.Enfim,ficamos confusos!
Olá Eli, bom dia!
Agradecemos seu contato.
Neste caso recomendamos uma consulta fiscal personalizada.
Vou te enviar as informações por email.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Sou aposentado, tenho renda fixa de 13.800 reais, mas recebo líquidos em torno de 10.000,00. Somos um casal, uma bebê e duas filhas adolescentes que precisam estudar e trabalhar. Eu poderia complementar a renda exigida pelo Governo Espanhol com mais algum valor…. eu seguiria pagando impostos, aqui no Brasil, os tais 25%? Gostaria desses informes para preparar-me.
Grato!
Adair Trindade
RS, Brasil.
OLá Adair, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Sou aposentado, tenho renda suficiente para solicitar o visto de residência não lucrativa, pretendo manter meu endereço fiscal no Brasil pois sempre virei ao país durante o ano, assim como declarar renda no Brasil. Preciso de informações sobre a declaração de renda que tenho de fazer na Espanha.
Olá, bom dia! Iremos responder por e-mail. Obrigado!