A essa altura do ano, alguns ainda têm dúvidas para onde ir ou o que fazer para aproveitar as merecidas férias de verão. Se você acha que vai aproveitar o sol da montanha muito mais do que o sol do mar, temos algumas dicas.
Rota dos Xanas, Astúrias:
Situada nas profundezas da Sierra del Aramo. A trilha conecta as localidades de La Rebolleda, Dosango e Pedroveya com o vale do Trubia, partindo da localidade de Villanueva onde há um estacionamento para deixar o carro e uma área de piquenique. No total, o percurso pode chegar a 8km dentro de uma bela e profunda floresta onde, segundo a lenda, vivem as xanas, fadas aquáticas asturianas.
Rota dos Arribes del Duero, Salamanca:
Esta reserva da biosfera possui mais de 180km de desfiladeiros íngremes de até 200m de altura, tendo sua origem na colisão das placas terrestres. O caminho possui diferentes níveis de dificuldade e atravessa vários povoados como Ahigal de los Aceiteros, Adeadávila de la Ribera, Barruecopardo, La Peña, San Felices de los Gallegos ou La Zarza de Pumareda. É possível encontrar cachoeiras para se refrescar, incluindo o impressionante Pozo de los Humos, que possui uma queda d’água de mais de 50m, localizado entre os municípios de Masueco e Pereña de la Ribera.
Rota dos Lavaderos de la Reina, Granada:
Uma das principais rotas da Sierra Nevada, seu nome vem da Rainha Fabiola da Bélgica, que costumava visitar o local e um dia disse: “Se uma rainha viesse se lavar aqui, ela ganharia em nobreza.” Ao longo do percurso é possível apreciar lugares espetaculares que se escondem sob a neve no inverno. Podemos observar alguns dos picos mais altos da Península Ibérica, como o imponente Mulhacen. Dizem que a melhor época para visitar é a primavera, quando ocorre o degelo e as cachoeiras brotam. O percurso começa na Planície de Lastonar e pode durar até nove horas em ritmo lento.
Fonte: El Confidencial