Com a facilidade de acesso às informações sobre universidades e bolsas de estudo, o sonho de estudar no exterior nunca esteve tão perto. Um bom intercâmbio pode mudar drasticamente a vida e a carreira dos jovens universitários, que hoje formam um grupo em expansão na migração para a Espanha.
O ensino espanhol é um dos melhores do mundo em diversas áreas, e suas universidades estão entre as mais tradicionais da Europa. Por isso, pesquise bem o currículo e a oferta de bolsas de cada uma delas – a maioria oferece para a graduação e pós-graduação. Segundo a QR Universities, especialista em rankings e análises universitárias no mundo, três cidades da Espanha figuram entre as 75 melhores do mundo.
1.Madrid. A capital espanhola é certamente um exemplo de cidade interessante para estudantes, principalmente aqueles que nunca fizeram uma viagem internacional. Por ser o principal centro comercial do país, a cidade é agitada e animada, além de concentrar a cultura espanhola de maneira moderna e despojada – ideal para uma experiência cultural intensa na cidade. Além disso, a cidade é destaque por abrigar 4 universidades que estão no ranking das melhores do mundo! São elas:
Universidade Autónoma
Universidade Complutense
Universidade Carlos III
Universidade Politécnica de Madrid
2. Barcelona. A cidade é similar à Madrid no quesito animação. Ideal para jovens que buscam um longo período de estudos sem abrir mão do lazer e eventos culturais interessantes! Em Barcelona há também a oportunidade de uma imersão ainda maior na cultura espanhola aprendendo um novo idioma além do espanhol: o catalão. Além disso, a Universidade de Barcelona e a Universidade Autônoma de Barcelona são bastante abertas à estrangeiros e também estão na lista das melhores instituições universitárias do país.
3. Valência. Famosa entre os alunos das engenharias e ciências biológicas, Valência é um centro muito interessante para estudantes em busca de conhecimento nas áreas de inovação. Mesclando modernidade e tradição, o contraste da própria cidade é muito interessante para alunos em busca de uma experiência mais intensa na Espanha, com custo de vida mais baixo que as principais cidades. Valência também possui uma 2ª língua que seria o valenciano. Suas universidades, além de terem posição privilegiada no ranking das melhores da Europa, são reconhecidas também na área de Arquitetura e Urbanismo – que fica evidente na própria cidade.
Estudar na Espanha pode ser uma experiência incrível tanto para graduandos quanto para pós-graduandos. Para cada área de interesse há uma cidade e uma universidade que oferece ensino de qualidade e excelência, garantindo um bom aproveitamento de estudos. Segue link da Universitat de Valencia: http://www.uv.es/
4. Salamanca. A cidade é famosa entre os turistas por sua beleza e arquitetura tradicional notável. Toda esta tradição e história se estende para os estudantes, pois a cidade é o mais famoso polo acadêmico do país, abrigando a Universidade mais antiga da Espanha, e a terceira mais antiga da Europa! É possível ver uma multidão de estudantes reunida na Plaza Mayor – um dos pontos centrais e agitados da cidade – comemorando o final do ano letivo em uma grande festa. Esta animação, unida à excelência do ensino da região tornam Salamanca uma das cidades essenciais para lista de pesquisas de bolsas na Espanha! Link da Universidade de Salamanca: http://www.usal.es