O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, anunciou que o Executivo eliminará a obrigatoriedade do uso da máscara ao ar livre a partir de 26 de junho. “ Gostaria de dizer que vamos realizar um Conselho de Ministros extraordinário no qual vamos propor que a máscara nos espaços livres não seja obrigatória a partir de sábado, 26 de junho”, disse.
No sábado, 26 de junho, as máscaras não serão mais obrigatórias em espaços públicos ao ar livre, desde que uma distância segura de outras pessoas possa ser mantida. A notícia vem depois que ele próprio encorajou o debate na última quarta-feira, garantindo que “em breve” a máscara deixaria de estar presente nos espaços exteriores.
Nesse Conselho Extraordinário de Ministros – explicaram as mesmas fontes – o Executivo vai aprovar a reforma da chamada lei da nova normalidade (Lei 2/2021 de medidas urgentes de prevenção, contenção e coordenação para o enfrentamento da crise de saúde provocada pela Covid) que estabelece desde março passado que a máscara deve ser usada todo o tempo e em qualquer situação, desde que permaneça no espaço público e mesmo que exista uma distância de segurança.
Esse regulamento foi aquele que as comunidades e a Saúde pactuaram no Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS) “flexibilizar” (na prática, quebra parcialmente) para permitir dispensar a proteção em praias, piscinas e outros locais de lazer aquático quando se bronzear e não se mover. Aquele, o uso do Interterritorial para dar luz verde para contornar uma lei abertamente, foi (e é) muito criticado pelos serviços jurídicos do Estado.
Fonte: El País