Embora as popularmente conhecidas como estrelas cadentes sejam uma constante ao longo do ano, nos meses de julho e agosto ocorrem duas das mais atraentes chuvas de estrelas: as Delta Aquarius, que podem ser melhor visualizadas neste mesmo mês de julho, e as Perseidas – também batizadas com o nome de lágrimas de San Lorenzo, devido à proximidade do evento com o dia da festa em homenagem ao mártir de mesmo nome -, que acontece principalmente no mês de agosto.
Os Delta Aquarius são observados no céu noturno desde meados de julho, especificamente a partir do dia 12, conforme indicado pelo National Geographic Institute e permanecerão ativos até 23 de agosto. Na noite de 28 para 29 de julho, ou seja, na madrugada de quinta-feira 29, é possível ver essa chuva de meteoros no auge.
Já a chuva de meteoros Perseidas estará ativa até 24 de agosto, e já cruzam o céu desde 17 de julho. Para a NASA, essa é a melhor chuva de estrelas do ano devido aos meteoros “brilhantes e muito rápidos” conhecidos popularmente como lágrimas de San Lorenzo. Os rastros longos e brilhantes no céu podem ultrapassar os 50 quilómetros por segundo.
O evento celeste atingirá a sua atividade máxima nas noites de 12 a 13 de agosto e o melhor horário para observar as Perseidas será, especificamente nesta noite que uma taxa maior de meteoros passará pelo céu, até 200 corpos celestes por hora, entre 21h00 e meia noite, horário peninsular. Quem quiser observar essas chuvas de meteoros deve ter em mente que sua observação será mais fácil se for em uma área afastada das luzes da cidade.
Fonte: El Confidencial