A Comunidade de Madrid vai abrir as suas piscinas públicas de verão este sábado, 13 de maio, com um novo aplicativo para compra de bilhetes e com reserva diária de 10% dos bilhetes que podem ser adquiridos mediante pagamento na bilheteira.
Desta forma, os madrilenos e visitantes poderão desfrutar quase um mês a mais que no ano passado da temporada de piscinas, até 9 de setembro. Esta expansão, que se insere no Plano de Ação para Episódios de Altas Temperaturas aprovado pelo governo regional, vai aumentar os mais de 200 mil utentes das épocas anteriores e combater os efeitos do calor, informou o governo regional em comunicado.
As instalações comunitárias são as do Canal de Isabel II, San Vicente de Paul, Parque Desportivo Puerta de Hierro e World Swimming Center 86 (M86). O horário de atendimento será das 11h às 20h, de segunda a domingo.
O governo regional antecipou a abertura das piscinas em quase um mês face a anos anteriores para oferecer aos cidadãos uma alternativa de lazer e desporto e uma opção para enfrentar as altas temperaturas que se esperam nesta primavera e durante o verão.
Preços
Os preços mantêm-se os mesmos face aos estabelecidos em 2018, cinco euros por sessão, aos quais será aplicada uma redução de 30% para maiores de 65 anos, crianças entre os 3 e os 13 anos e membros pertencentes a famílias numerosas.
A entrada será gratuita para pessoas que comprovem um grau reconhecido de incapacidade igual ou superior a 33% e acompanhantes, bem como para crianças menores de 3 anos e vítimas de terrorismo.
Os titulares do Cartão Jovem Comunidade de Madrid terão acesso gratuito às piscinas de San Vicente Paul, Parque Desportivo Puerta de Hierro e Canal de Isabel II, com a Direcção Geral da Juventude assumindo o custo desta campanha.
Em M86 o desconto no preço da entrada, neste caso, é de 20% (é um centro desportivo gerido pela Federação de Natação de Madrid).
A capacidade total das piscinas é superior a 4.700 pessoas e varia desde a maior capacidade, 3.572 no Parque Desportivo Puerta de Hierro, até 214 em San Vicente Paul, passando por 567 no Canal de Isabel II e 351 na M86.
Acesso às piscinas
Em geral, os ingressos podem ser adquiridos registrando-se online no portal de registro de atividades esportivas e reservas da Comunidade de Madri.
Além disso, foi lançado o novo aplicativo móvel DEPORTESCM -que será ativado no próximo dia 13- criado pela Comunidade de Madri com o mesmo objetivo e funcionalidade do Portal e pode ser adquirido gratuitamente.
Como medida inclusiva e de luta contra a exclusão digital que os idosos e pessoas com deficiência intelectual podem sofrer, são reservados diariamente 10% do número de bilhetes, que podem ser adquiridos mediante pagamento na bilheteira com cartão de crédito ou débito.
Por último, todas as bilheteiras foram equipadas com leitor de código duplo para minimizar as filas de espera no acesso aos balneários e piscinas.
Instalações
O Centro Esportivo Puerta de Hierro, -localizado na rodovia Corunha, quilômetro 7, no distrito de Fuencarral-El Pardo-, possui a maior piscina ao ar livre da Europa, com uma área de mais de 25.000 metros quadrados, dos quais 18.200 metros quadrados metros são usados para piscinas de verão.
Este espaço dispõe de duas piscinas, uma polivalente e outra para crianças, bem como vários edifícios para balneários, armazéns, um bar e as praias que rodeiam as piscinas, que são relvadas e pavimentadas.
Já as instalações esportivas do Canal de Isabel II, -localizadas na Avenida de Filipinas, 54, no bairro Chamberí da capital-, possuem uma área de mais de 4.400 metros quadrados, com duas piscinas, uma para uso geral uso e outro para crianças.
Na rua José Martínez de Velasco, número 3, no bairro do Retiro, o Centro de Natação M-86 conta com duas piscinas ao ar livre, assim como o Complexo Desportivo San Vicente de Paúl, na rua Pelícano, 4, em Carabanchel.
Foram realizadas obras de acondicionamento e beneficiação em todas as piscinas para melhorar o conforto dos banhistas. Destacam-se a melhoria do prado das piscinas de verão na M86 e as reformas nas bacias das quatro piscinas, especialmente na Puerta de Hierro, que também foi equipada com uma caixa de areia gigante para promover o lazer e facilitar a prática de vários esportes de praia.
Além disso, os refeitórios/quiosques dos quatro centros estarão lotados desde o primeiro dia da temporada.