O ‘boom’ do comércio eletrônico na Espanha também encorajou as pequenas e médias empresas a vender além das fronteiras. Há treze anos, quando o comércio eletrônico ainda era uma grande incógnita para a grande maioria, uma empresa espanhola com sede em Oliva, Valencia, decidiu lançar-se na venda online para tentar superar a crise. A Califórnia Motorcycles escolheu o Ebay como o mercado para vender suas peças para a Harley Davidson, primeiro na Espanha e um ano depois, em 2009, na Europa. Atualmente, esta pequena empresa de 3 colaboradores baseia toda a sua estratégia no comércio eletrônico, especialmente no estrangeiro onde fatura 75% do milhão de euros do seu volume de negócios anual.
Muitas empresas estão aproveitando o momento de crise para iniciar as vendas online, muitas delas com a intenção de vender além das fronteiras. Especificamente, de acordo com o eMarketer, o comércio eletrônico avançou em 2020 na Espanha o equivalente a cinco anos, atingindo 11% das vendas totais do ano. Além disso, com base em dados do Euromonitor 2020, o comércio eletrônico entre os países europeus cresce duas vezes mais do que o doméstico, já que 71% dos compradores online europeus fazem pedidos internacionais.
Como indica a CNMC nos seus dados do terceiro trimestre de 2020, o volume de negócios das transações originadas em Espanha e dirigidas ao exterior foi de 6.986 milhões de euros, 15,8% mais que no terceiro trimestre de 2019. 62,9% das compras da Espanha no exterior foram dirigido à União Europeia.
E este crescimento parece ser apenas o começo, pois de acordo com a pesquisa ‘Digital e global: 39% das pequenas empresas espanholas pesquisadas planejam vender seus produtos e serviços fora da Espanha pela primeira vez em 2021.
Fonte: Economia Digital