Um dos grandes sonhos mais buscados por jovens e trabalhadores atualmente é morar no exterior. Aproveitar uma experiência diferenciada, em contato com novas culturas em um ambiente diferente pode ser um desafio, mas também uma grande vantagem social e econômica para quem se arrisca. Como turistas, obter vistos e a documentação necessária para entrar em países da União Europeia é relativamente simples, já que brasileiros podem permanecer por até 90 dias em alguns locais.
Na Espanha não é diferente! Após passar pelo país e conhecer suas inúmeras vantagens e qualidade de vida, muitos cidadãos brasileiros passam a alimentar o sonho de retornar e estabelecer seu futuro no país, seja trabalhando ou estudando. Mas como concretizar isto, com tantos entraves burocráticos?
A Nacionalidade Espanhola
Apesar de parecer burocrático e penoso em um primeiro momento, obter a nacionalidade espanhola é relativamente descomplicado. Alguns requisitos básicos devem ser preenchidos, tornando o processo diferente para cada situação e são eles:
– Ter pai ou mãe espanhóis
– Morar na Espanha – após o período de dois anos morando na Espanha, mesmo sem relação de parentesco com cidadãos espanhóis, é possível dar entrada no processo.
– Cônjuges de espanhóis – após um ano de residência no país.
Lembrando que filhos nascidos na Espanha e que não foram registrados no consulado brasileiro mais próximo podem obter a nacionalidade espanhola. Encontre outros requisitos contemplados aqui.
A Espanha possui uma série de leis que contemplam igualitariamente moradores estrangeiros no país, dando-lhes os mesmos direitos que cidadãos espanhóis em direitos trabalhistas, por exemplo. Ainda assim, obter uma nacionalidade espanhola é extremamente vantajoso, pois estrangeiros, ainda que legalizados no país, tem difícil ou nenhum acesso a áreas importantes no país. Para quem não possui nenhum parentesco com espanhóis, é de grande vantagem possuir uma boa fluência na língua, já que isso pode facilitar bastante na hora de conseguir trabalho no país.
Obter a dupla nacionalidade espanhola é um modo de facilitar a vida na Espanha, já que possibilita transitar por outros países da UE livremente, e desejada por diversos brasileiros. Os trâmites de moradia, trabalho, estudo e assistência médica também se tornam mais simples. É possível até concorrer a empregos públicos no país, melhorando potencialmente as chances de trabalho estável e fixo. Para quem busca o sonho de morar fora obter a nacionalidade espanhola é certamente o modo mais confortável de se estabelecer com segurança no país, já que isso garante novos direitos e deveres para o novo cidadão.