A adaptação à um novo país na Europa é muito importante para qualquer imigrante. Por isso, a escolha deve ser feita com bastante cuidado, e diversos fatores além do gosto pessoal devem ser levados em consideração.
A Espanha possui vantagens naturais para imigrantes de países latinos, como a proximidade e semelhança de idiomas. Para brasileiros é ainda mais interessante pois adiciona uma língua diferente ao currículo estudantil e profissional. Português e Espanhol possuem semelhanças, mas é necessário algum tempo de estudo e treino para conseguir se comunicar eficientemente no país estrangeiro.
A Espanha é o país do bloco europeu com mais afinidade com outros da américa latina – os vínculos históricos e políticos fortalecem estes laços, e grande parte de sua cultura, hábitos e até mesmo a gastronomia espanhola está presente em diversos países da América do Sul, incluindo o Brasil! Apesar de ser considerada colônia portuguesa em sua origem, os espanhóis deixaram suas marcas pelo país, principalmente em Minas Gerais e São Paulo. Esta proximidade cultural torna a adaptação no país europeu muito mais simples do que qualquer outro!
O governo espanhol facilita a entrada de jovens e empreendedores. É conhecido o fato de que a população espanhola tem envelhecido cada vez mais, deixando postos de trabalho destinado a jovens vagos. Na América do Sul, no entanto, há um grande número de jovens sem experiência no mercado de trabalho. Assim, o recebimento de imigrantes dispostos a estudar ou se juntar à forca de trabalho do país é bastante impulsionada por programas de bolsas e incentivo à jovens empreendedores.
Para estudantes, é um destino acadêmico bastante respeitado pela comunidade internacional, com diversas universidades tradicionais. No país há diversas cidades universitárias, como Granada – que além de belíssima e com um acervo cultural incrível, é um destino com preços mais acessíveis que a capital, e universidades com a mesma qualidade. Em toda a Europa, a Espanha é o terceiro país mais procurado por estudantes universitários de outros países, graças a qualidade e variedade de oferta de cursos.