O Governo estabeleceu no mês de julho um conjunto de medidas destinadas à redução de preços nos transportes, que foram posteriormente ratificadas e entrarão em vigor a partir de 1 de setembro.
Entre as medidas anunciadas estão a gratuidade (com algumas condições) no transporte de Cercanías e uma redução de 30% nas taxas de assinaturas de transporte e bilhetes multi-viagem nas diferentes comunidades autônomas. A partir de setembro, o passe de transporte custará 30% menos que seu preço atual. Esta redução vigorará até dia 31 de dezembro de 2022. As viagens individuais estão isentas, mas também afeta os bilhetes de 10 viagens.
Veja abaixo como ficará a questão do transporte na Comunidade de Madrid a partir de 1 de setembro.
Metrô, EMT e ônibus intermunicipais
É nos passes de transporte que essa redução será mais perceptível. As assinaturas mensais da zona A terão um preço de 38,20 euros. O da zona B1, 44,50 euros. O da zona B2, 50,40 euros. Para as zonas B3, C1 e C2, a assinatura normal custará 57,40 euros. Para a zona E1, 77,40. E para a zona E2, 92,20 euros.
Estes preços variam para pessoas com mais de 65 anos, pessoas com algum grau de deficiência ou cartões de família numerosa. O cartão azul, para rendimentos mais baixos, terá um preço único de 4,30 euros.
Por outro lado, os cartões de recarga multiviagens também vão beneficiar deste desconto de 30% a partir de setembro. São cartões que também não são personalizados. Ou seja, eles podem ser usados por diferentes viajantes.
Assim, o cartão para o Metro zona A, autocarros EMT, Metro Ligeiro ML1 e Metro Ligeiro Oeste, vai custar 8,50 euros. O preço varia se você tiver um cartão de família grande, cartão de deficiência ou se tiver mais de 65 anos. O mesmo acontece no caso dos cartões para o EMT com transferência, cujo preço base será de 12,80 euros, e com MetroEste, MetroNorte e MetroSur, cujo cartão multiviagens normal será de 7,80 euros.
O preço dos cartões multiviagens para concessões internas ao Município de Madrid e ao elétrico Parla também sofrerá alterações. Confira aqui todos os detalhes preciosos:
Arredores
O Governo anunciou o transporte gratuito de Cercanías, mas durante o Conselho de Ministros da passada segunda-feira acrescentou um ‘requisito’. Esta gratuidade será apenas para passes recorrentes de transporte de passageiros.
Para beneficiar desta medida, os viajantes terão que adquirir um passe específico e pagar uma caução de 10 euros no caso de Cercanías e 20 euros no caso de média distância, caução que será devolvida ao utilizar o cartão pelo menos 16 vezes ao longo dos quatro meses de duração da medida.
AVE e Avant
O transporte de longa distância também terá desconto sobre o preço atual, no caso de assinaturas. Os passes Avant existentes terão um bônus de 50% e novos passes especiais serão criados para alta velocidade, também a 50%, mas apenas em certas rotas (principalmente de Madri a Castilla y León, em rotas dentro desta região e na Huesca-Zaragoza) .
Uma medida que não se aplicará apenas ao transporte ferroviário. Também na estrada. A bonificação será de 50% no caso dos transportes que dependem do Estado e de 30% nos regionais.
Fonte: Telemadrid