A Comunidade de Madri estende a partir desta quarta-feira (23) o sistema de horários da vacina contra Covid-19 à população com 40 anos ou mais que ainda não recebeu nenhuma dose.
Desta forma, serão disponibilizadas consultas através deste sistema num total de 27 hospitais madrilenhos, dois macro pontos de vacinação na Atenção Primária em Alcalá de Henares e Fuente el Saz, bem como no Wanda Metropolitano e no WiZink Center.
O sistema de marcação de horário lançado pelo governo regional em 26 de maio, inicialmente voltado para a faixa etária de 57 a 67 anos e posteriormente expandido por faixas etárias, permite que os cidadãos escolham data e horário em até uma semana para receber a primeira dose da vacina, bem como a escolha do ponto de vacinação.
Especificamente, o limite de idade cai desta quarta-feira para os 40 anos, depois desta segunda-feira decidiu-se estender esta ferramenta a pessoas com 43 anos ou mais, sem limite de idade, que ainda não receberam nenhuma dose.
A consulta pode ser marcada na plataforma web https://www.comunidad.madrid/covid-19, ou através do Cartão Virtual de Saúde, tanto no computador como em qualquer dispositivo móvel, é necessário inserir o CIPA (Código de Identificação Pessoal Autônoma da carteira de saúde pública), DNI / NIE ou passaporte e acrescente sua data de nascimento.
Posteriormente, o sistema verifica se o usuário está cadastrado no repositório de população das bases de dados da Comunidade de Madri. Da mesma forma, verifica-se que não possui nenhuma vacina registrada no Registro Único de Vacinação (RUV). Em seguida, é verificado se o cidadão está na faixa etária autorizada.
Após esses passos, a tela mostrará uma lista de centros disponíveis de acordo com a faixa etária ou grupo de vacinação, e você poderá escolher o centro e o intervalo de tempo. Depois de feita a sua escolha, os dias com as vagas disponíveis aparecerão na tela do seu celular, com 72 horas de antecedência e com janela inicial de opções de uma semana.
Fonte: La Razón