Os trabalhadores autônomos que ainda não fizeram a declaração de imposto de renda por canal eletrônico, através do portal da Agência Tributária, têm a oportunidade de fazê-lo por telefone, com o auxílio de um técnico da AEAT. Graças ao plano ‘Le Llamamos’, a Administração entrará em contato com os autônomos e contribuintes que solicitarem, mediante agendamento prévio, este serviço.
A administração recomenda o processamento da aplicação através da Internet ou através do seu serviço automático (902 121 224). Desta forma, será especificada a data em que o funcionário da Receita Federal ligará para o trabalhador autônomo.
Da mesma forma, o contribuinte poderá escolher em que horário deseja receber a chamada (de manhã ou à tarde) e o sistema automático irá propor um dia e uma hora para a gestão da sua devolução. Em qualquer caso, a tesouraria não começará a fazer as primeiras chamadas até 6 de maio e o referido serviço será prestado até ao último dia da campanha: 30 de junho. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h30, e uma mensagem de texto será enviada dois dias antes como lembrete.
Uma vez obtida a nomeação, a administração recomenda que o autônomo tenha em mãos uma série de documentos para efetuar a realização da declaração com facilidade e agilidade.
O número de referência, para o qual o trabalhador independente deve possuir o DNI / NIE, a sua data de validade, data de emissão ou número de apoio.
Da mesma forma, deve ter os dados da opção 5050 da declaração realizada em 2019. Esta opção 5050, corresponde à ‘Base tributável geral sujeita a imposto’ e não a qualquer outro montante ou ao resultado da declaração de 2019. Da mesma forma, estes dados podem ser obtidos na cópia da declaração ou no Documento de Renda ou Devolução.
Os telefones que o autônomo pode utilizar para qualquer informação e processamento do seu agendamento são:
901 12 12 24 – 91 535 73 26 (serviço automático)
901 22 33 44 – 91 553 00 71
Fonte: Autónomos y Emprendedor