Como havíamos informado anteriormente aqui, informamos que o Ministério da Justiça enfrentava uma nova greve de funcionários do governo, por meio da qual exigiam aumento salarial e paralisavam a tramitação da Lei Orgânica de Eficiência Organizacional. A referida greve começou no dia 17 de abril e desde então tem havido greves parciais diárias.
Depois de várias semanas de greve com paralisações parciais, agora os funcionários da Administração da Justiça anunciam uma greve por tempo indeterminado a partir de 22 de maio de 2023. Foram várias reuniões com os representantes dos ministérios da Justiça e Fazenda, porém nenhum acordo foi alcançado e, por isso, os funcionários da administração da Comissão de Greve da Justiça convocaram uma nova greve por tempo indeterminado, uma paralisação a qual juízes e promotores podem também aderir.
Cada dia de greve dos funcionários da administração da justiça significa o atraso ou paralisação de quase cinco milhões de ações processuais em toda a Espanha, além da suspensão de cerca de 20.000 processos.