Entrou em vigor em março de 2019, uma lei que permite que estudantes e profissionais recém-formados ou que estejam cursando educação superior possam solicitar uma autorização de residência para estágio na Espanha.
É obrigatório que o estágio esteja relacionado com o curso superior que foi cursado pelo recém-formado. No caso dos estudantes, o estágio deve ser no mesmo campo acadêmico.
As autorizações de residência para estágio são voltadas para estudantes de cursos de educação superior e profissionais formados no prazo máximo de 2 anos.
Segundo o governo espanhol, o prazo de resposta para a solicitação de autorização de residência para estágio é de 30 dias. Superado este período sem nenhuma resposta, entende-se que é um “silêncio positivo”. Neste caso, é possível solicitar um certificado de silêncio. Na prática significa que a autorização foi concedida.
Vale destacar, que o período concedido de autorização de residência para estágio contará como tempo para solicitar nacionalidade espanhola por residência. Brasileiros podem solicitar a nacionalidade espanhola depois de residir 2 anos de forma legal e continuada na Espanha.