Você terminou o seu curso de graduação, master ou doutorado na Espanha e tem a intenção de permanecer no território espanhol? Ou está na etapa final para obter o seu diploma e participar de um programa de estágios com o objetivo de aprimorar conhecimentos na área de estudos e ter uma experiência profissional?
Pois saiba que você como estudante pode trocar a sua estadia de estudos por um cartão de residência em território espanhol.
E como funciona esta mudança?
Se você terminou o seu curso nos últimos dois anos ou está para concluir, seja em território espanhol ou no exterior, e tem um contrato de estágio ou de trabalho na Espanha, pode solicitar a mudança para autorização de residência para estágio na Espanha.
Para a autorização ser aceita, é preciso que o estágio esteja assinado por uma empresa espanhola ou por uma instituição de ensino reconhecida. Se for diretamente um contrato de trabalho, ele deve ser estabelecido de acordo com a legislação trabalhista espanhola.
Requisitos obrigatórios
Estar regular em território espanhol
Ter obtido um diploma de curso superior nos últimos dois anos ou estar concluindo e ter uma estância de estudos em vigor.
Qual o tempo de validade da autorização de residência para práticas?
O visto de práticas deve ser aplicado 60 dias antes de vencer o visto de estudante. Ele será válido para o período de estágio autorizado, com um tempo de duração de 6 meses a um ano (no caso de ser estágio) ou 12 meses (no caso de ser contrato de trabalho), mas pode ser de até 24 meses.
Se for concedido por 1 ano, é possível renovar por mais 1 ano e depois solicitar a autorização de residência por cuenta ajena (contrato de trabalho de empresa espanhola).
Vale destacar que a concessão do visto tem maiores chances de receber um parecer favorável se você o processo for realizado por uma empresa com experiência comprovado na área.
Qual é o prazo para resolução?
O prazo legal de resposta é de até 30 dias. Se não se finaliza nesse prazo se entende que foi estimada por silêncio positivo.
Se a autorização for recusada, o requerente pode apresentar um recurso de reposição. Pode igualmente apresentar um recurso contencioso-administrativo ao Tribunal Superior de Justiça de Madri.
Este tipo de autorização não prevê o reagrupamento familiar. Só os familiares que já estiveram na Espanha e que obtiveram autorização prévia como membro da família, podem acompanhar o estudante.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre este serviço.