Depois de mais de oito meses desde o lançamento da Zona de Baixas Emissões (ZBE) da área metropolitana de Barcelona, a Câmara Municipal de Barcelona começará com as sanções a partir desta terça-feira (15). Os mais afetados são os veículos de passageiros a gasolina anteriores ao padrão Euro 3 (normalmente registrados antes de 2000) e os carros a diesel anteriores ao padrão Euro 4 (normalmente registrados antes de 2005 ou 2006), assim como as motocicletas e ciclomotores com mais de Euro 2 (registrados antes de 2003).
Devido à emergência sanitária por conta da pandemia do coronavírus, o início do regime de sanções, previsto para 1º de abril, foi adiado para veículos que não estejam aptos a circular pela ZBE nos horários estabelecidos.
Desta forma, o ZBE Rondas de Barcelona (que inclui Barcelona, L’Hospitalet de Llobregat, Sant Adrià de Besòs e parte de Esplugues de Llobregat e Cornellà de Llobregat) estabelece uma área de 95 quilômetros quadrados na qual os veículos não podem circular. veículos mais poluentes nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, das 7 horas da manhã às 8 da noite.
Embora a Câmara Municipal de Barcelona tenha aplicado algumas moratórias até 1º de abril de 2021 aos autônomos que utilizam automóvel de passageiros ou motocicleta para o desenvolvimento de sua atividade profissional, com renda inferior a duas vezes o Indicador Público de Renda de Múltiplos Efeitos ( IPREM), cerca de 15.000 euros brutos anuais.
A partir de hoje, apenas poderão circular nesta área os veículos com o crachá 0, ECO, C ou B da Direcção-Geral de Trânsito. Para controlar o acesso a esta área, a Câmara Municipal de Barcelona instalou 36 câmaras que, com a ação da Guarda Urbana, irão controlar os veículos que circulam nesta área.
Com esta ação, a Câmara Municipal de Barcelona pretende limitar a circulação a 50.000 veículos e reduzir em 15% as emissões de óxido de nitrogênio (NO2).
Texto informativo