Especialistas afirmam que com a chegada das empresas Facebook e Amazon, Barcelona se transforma em um grande polo tecnológico do sul da Europa.
“A cidade se transformou em um dos destinos prioritários para multinacionais estrangeiras, principalmente as que estão ligadas ao setor tecnológico.”
A zona preferida para os novos investidores é o histórico bairro industrial de Poble Nou. Nos últimos anos, 30% das empresas que buscavam uma zona para se estabelecer em Barcelona elegeram o bairro, segundo informações de Cushman &Wakefiel.
Everis, Schibsted (grupo noruego dueño de Fotocasa, Infojobs o Coches.net), Criteo (de publicidad digital), Glovo, Everis, Indra, King(videojuegos), Sellbytel, Teleperformance, la alemana GFT Technologies, T-Systemas, Satellogic, Dynatrace, Edreams e HP são algumas das últimas empresas que chegaram na cidade.
Somente em 2018, o aluguel de propriedades para fins comerciais por parte de empresas tecnológicas em Barcelona representou 25% dos contratos firmados.Barcelona está se transformando no maior centro tecnológico do sul da Europa
A capital da Catalunha está na posição 23 do ranking de Tech Cities de 2019, como uma cidade inovadora a nível global. A pesquisa ainda coloca Barcelona em terceiro lugar, no quesito dinamismo e bem estar.