Barcelona avançou com o plano de eletrificação de sua rede de ônibus urbanos. A TMB confirmou a contratação da Endesa X – Dominion para a construção de dois carregadores ultra rápidos nas linhas H12 e V15 com um custo total de 4,6 milhões de euros. A manutenção da infraestrutura vai durar cinco anos.
O objetivo é que ambas as linhas possam carregar seus veículos durante o serviço ao nível de 90% para a duração do final de cada corrida. Uma delas termina em Gornal – Gran Via de Hospitalet e a outra em Verneda – Concilio de Trento (H12), enquanto as outras paradas na V15 serão no Paseo de Joan de Borbó e na Josep Garí – Avenida del Tibidabo.
Cada estação de carregamento elétrico será composta por um centro de transformação, dois retificadores com potência máxima de 500 kW cada. À noite, os ônibus carregam suas baterias em no máximo três horas para dar partida nos dias seguintes.
Como resultado, foram adquiridos mais dois pontos de carregamento nas garagens da zona da Horta e La Franca, com carregadores de 50 kW correspondentes.
Em setembro passado, a TMB contratou a fabricação de 29 ônibus elétricos que vão se somar aos 30 que existem atualmente. Com isso, a previsão é de que dentro de um ano e meio as linhas H12 e V15 estejam totalmente eletrificadas, após terem feito isso com o V16 em julho. Estas são as linhas de transporte público mais populares em Barcelona, já que o H12 transporta cerca de 25.000 passageiros e o V15 cerca de 17.000. Por sua vez, o V16 carrega cerca de 20.000.
Fonte: ABC