O BiciRegistro é uma iniciativa da Rede de Cidades para Bicicletas, que permite que a bicicleta seja registrada de forma que, caso seja roubada ou perdida, possa ser identificada e reclamada em todo o território nacional. Graças a essa iniciativa, as cidades participantes, as suas polícias locais, a DGT (Dirección General de Tráfico) e os vários gestores administrativos colaboram na localização de bicicletas perdidas ou roubadas.
Quem desejar o registro pode inscrever-se on-line,gratuitamente, nesse serviço, tendo a opção de receber um kit de marcação para a sua bicicleta por sete euros. Esse kit é composto por quatro adesivos com um código QR de vinil de difícil remoção, que permite a identificação da bicicleta através do telemóvel, comprovando a sua propriedade e facilitando o trabalho da polícia no seu seguimento. Assim, caso venha a sofrer furto da sua bicicleta e após denunciá-lo à polícia municipal, deverá denunciar o furto na plataforma web, que ativará a pesquisa para facilitar a sua recuperação.
No mês de abril passado, a Câmara Municipal de Bilbao, integrante da Rede de Cidades pela Bicicleta, também ativou o serviço BiciRegistro, que já conta com 135 associados de mil municípios de toda a Espanha.
Fonte: El Diario