O Boletim Oficial do Estado (BOE) publicou nesta quinta-feira (21) o calendário oficial de trabalho para 2022 para as 17 comunidades autônomas, além de Ceuta e Melilha. O texto contempla os 12 feriados que correspondem a cada região onde cada câmara municipal deve posteriormente incluir outros dois dias livres. Tudo até completar as 14 datas indicadas (uma a mais que em 2021), nas quais para este próximo ano oito são comuns em toda a Espanha.
Na reta final deste ano, a Direção-Geral do Trabalho informou sobre todo o calendário de trabalho de 2022. Para “divulgar as férias de trabalho”, o documento do BOE inclui a possibilidade de passar para as segundas-feiras os feriados que caem no domingo, assim como permitir às Comunidades Autônomas a possibilidade de escolherem as datas, desde que não ultrapassem 14 feriados.
Com tudo isto, para o ano que vem, são determinadas oito festas conjuntas para todo o território nacional. Estes são, de acordo com sua ordem cronológica, 1 ° e 6 de janeiro (Ano Novo e Dia de Reis, respectivamente), 15 de abril (Sexta-feira Santa), 15 de agosto (Assunção da Virgem), 12 de outubro (Feriado Nacional da Espanha), 1º de novembro (Dia de todos os Santos), 6 e 8 de dezembro (Dia da Constituição Espanhola e da Imaculada Conceição, respectivamente).
Alémo disso, 14 de abril (Quinta-feira Santa) é um feriado em toda a Espanha, exceto na Catalunha, que troca pelo dia 6 de junho (Segunda-feira de Páscoa Granada), e 26 de dezembro (segunda-feira após o Natal) também na Catalunha – que interpreta este dia como dia de San Esteban-, Galícia, País Basco, Comunidade Valenciana e Ceuta.
Por último, o calendário inclui algumas especificidades para as Ilhas Canárias, com festivais locais de acordo com cada ilha, assim como para o território de Aran na Catalunha. Nesta pequena região, o BOE prevê que 26 de dezembro (San Esteban) seja substituído por 17 de junho (Festa de Aran).
Fonte: El Economista