São muitos os estudantes que durante o verão se preparam para iniciar um novo curso na universidade. São frequentes as dúvidas sobre os inúmeros procedimentos que devem ser realizados, com especial atenção às bolsas e ajudas que podem ser solicitadas. Em alguns casos, trata-se de bolsas do Ministério, de colaboração, das próprias universidades ou mesmo isenção de pagamentos em alguns casos específicos.
Que descontos posso obter nas minhas matrículas universitárias? Os critérios para descontos nas matrículas universitárias estão sujeitos à legislação de cada Comunidade Autónoma. No caso da Comunidade de Madrid, a inscrição é gratuita para os alunos que tenham obtido uma Honra na qualificação global de 2º Bacharelato ou o Prémio Extraordinário deste grau. Isso se aplica a novos alunos que ingressam na universidade e se aplica apenas durante o primeiro ano.
Da mesma forma, a obtenção de Honras ao longo da licenciatura permite ao aluno obter um desconto de 100% nas disciplinas do ano seguinte (ou seja, o mesmo número de créditos passados com Honras durante o curso).
Além disso, as famílias numerosas têm direito a uma isenção de 50% ou 100% dependendo da sua categoria (geral ou especial), sendo necessário pagar o Seguro de Estudante em ambos os casos. Alunos com medalhas em Olimpíadas Acadêmicas, alunos com deficiência e vítimas de terrorismo e violência de gênero também são beneficiados com descontos.
Quando saberei se recebi uma bolsa de estudos? Como posso saber a quantidade? O prazo para submissão de candidaturas às Bolsas MEC terminou no dia 16 de maio. As bolsas estão sujeitas a uma série de requisitos de rendimento para aceder às mesmas e consistem em vários níveis: uma bolsa de propinas que cobre a totalidade das despesas da mesma (e que é paga diretamente à universidade), vários montantes fixos com base nos rendimentos do aluno, residência e desempenho acadêmico, além de bolsa básica e valor variável de acordo com as notas do aluno e renda familiar. Os requisitos podem ser consultados no Edital Geral de Bolsas.
O valor a ser recebido, portanto, variará de acordo com o cumprimento desses requisitos. Os montantes oficiais para o ano letivo 2022-2023 consistem em:
Bolsa de estudos: compensação do preço oficial da mensalidade na universidade
Montante fixo ligado aos rendimentos do requerente: 1.700 euros
Valor fixo vinculado à residência do candidato durante o curso: 1.600 euros
Valor fixo com base na excelência acadêmica: entre 50 e 125 euros com base na média
Bolsa básica: 300 euros
Valor variável: resultado de uma ponderação entre a nota média do aluno e a renda familiar. Valor mínimo de 60 euros.
Quanto aos prazos, prevê-se que as candidaturas sejam processadas ao longo de julho e cada caso seja estudado. Em agosto e setembro haverá um período para modificações, denúncias e apresentação de documentação adicional. Com os resultados acadêmicos, será realizada a fase final de processamento e no final do ano as bolsas serão concedidas e os alunos selecionados serão notificados.
Haverá mudanças na quantidade de bolsas? Durante o Debate sobre o Estado da Nação, o presidente Pedro Sánchez anunciou uma bolsa extra de 100 euros por mês para quase um milhão de estudantes maiores de 16 anos para “garantir a igualdade de oportunidades”, segundo o presidente. Este compromisso estende-se de setembro a dezembro e exigirá a aprovação de um crédito extraordinário de 400 milhões de euros.
Posso candidatar-me a mais bolsas e ajudas para além das do Ministério? Além das bolsas do MEC, o próprio Ministério da Educação oferece bolsas de colaboração (compatíveis com as gerais). O prazo para apresentação de candidaturas está aberto até 20 de setembro e destinam-se a estudantes universitários a realizarem tarefas de investigação nos departamentos do centro. O número destas bolsas é limitado (2.431 vagas) e o valor a receber é de 2.000 euros. Em troca, o aluno participará de projetos colaborativos com a universidade e deverá apresentar um projeto a ser desenvolvido dentro das linhas de pesquisa de sua graduação.
Por outro lado, cada centro universitário tem seu próprio programa de bolsas e auxílios à disposição do aluno (normalmente incompatível com as Bolsas do MEC). Além disso, algumas fundações e instituições privadas oferecem bolsas e bolsas para bacharelado, mestrado ou estudos internacionais com base na excelência acadêmica.
8 respostas
preciso da vossa ajuda..
estou necessitando ganhar uma bolsa de estudo..
Olá Miguel, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Vou enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Boa tarde gostaria de concorrer a uma vaga de estudo
Olá Dercia, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Boa tarde, gostaria de solicitar uma ajuda dentro das vossas possibilidades uma Bolsa de estudo para jovem de 24 anos para frequentar o mestrado em Direito. Eu sou religiosa vivo na Província do Huambo .
Olá Catarina, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Meus cumprimentos! A minha mulher e a minha cunhada são formadas em ciências médicas de universidade de Holguín Cuba idade compreendida 25-27. Gostaria que ajudassem-me a escrever elas no curso de especialidade de pediatria, cirurgia. Numa das universidades de espanha.
Olá, obrigado por entrar em contato conosco. Iremos responder à sua mensagem por e-mail. Obrigado!