Um dos lugares mais interessantes para brasileiros na Europa é a Espanha. O clima das diversas regiões do país pode ser bem semelhante ao variado e intenso clima brasileiro, como o verão do Nordeste ou o frio da região Sul.
Sendo assim, brasileiros que decidem morar na Espanha raramente encontram problemas graves de adaptação. Outra razão para a procura é a proximidade dos idiomas, já que português e espanhol derivam de uma mesma raiz latina e podem ser bastante similares em algum nível.
Estudo, aliás é um fator homogêneo no país, sendo que em todo seu território é possível encontrar níveis aproximados na qualidade das instituições – sendo assim, as famosas universidades de Madri ou Barcelona são igualmente boas como nas demais regiões.
A Espanha é dividida em 17 comunidades autônomas mais duas cidades, Ceuta e Melila. Estas comunidades são importantes de serem levadas em consideração pois cada uma delas possui seus próprios feriados e possui características especificas – sejam culturais, gastronômicas ou climáticas.
O consenso é que, em todas as regiões a qualidade de vida é alta e o transporte é eficiente. O custo de vida nas grandes cidades ainda é mais barato quando comparado a outras metrópoles europeias.
Sendo assim, ao escolher a Espanha como novo lar, muitos estrangeiros buscam cidades menores como Málaga, Alicante e Sevilha – que apesar de serem ponto de grande atração de turistas, é mais barato se comparado a Madri ou Barcelona, com a mesma qualidade de vida.
É importante analisar de antemão o que procura na Espanha para a partir de então pesquisar a melhor cidade ou região para se viver. Cidades do interior como Granada, Cádiz possuem boa estrutura e clima de tranquilidade, ideal para quem pretende se estabilizar no país.
Barcelona, Madrid e Valência são ideais para quem busca oportunidade de emprego ou uma vida mais agitada, tanto profissionalmente quanto em horas de lazer – sendo ideal para estudantes e jovens trabalhadores. A dica é pesquisar o tipo e perfil adequado da sua viagem e suas necessidades antes de procurar a cidade ideal, tendo em mente que a adaptação pode variar de acordo com a região.