O Conselho de Administração da Câmara Municipal de Madri aprovou a Oferta de Emprego Público (OEP) 2020 com 437 novos cargos de admissão e 1.050 cargos de promoção interna. Mais da metade das novas localidades, 220, são destinadas ao reforço sócio-sanitário e serviços essenciais.
No quesito sócio-saúde, estão incluídas 147 vagas: 49 para o diploma de Serviço Social, 34 vagas para o SAMUR e as restantes atribuídas aos serviços de “Madrid Salud”, ao Departamento de Governo da Família, Igualdade e Assistência Social ou aos departamentos de Serviços Sociais dos Distritos.
As 1.050 vagas de promoção interna duplicam o número das que foram incluídas em 2016, segundo a Câmara Municipal de Madri, estão incluídas 73 vagas para o reforço de serviços essenciais de Polícia (40), Bombeiros (25) e Agentes de Mobilidade (8). Os quadros dos conselhos municipais continuam a ser reforçados com 42 novos cargos, 21 para técnicos de gestão e outros 21 para arquiteto técnico. 105 vagas são reservadas para pessoas com deficiência, nove delas para deficientes mentais.
A OPE inclui uma em cada duas novas posições de acesso para reforçar as categorias e posições relacionadas à luta contra a pandemia e suas consequências sociais e de saúde. Além disso, continua a expansão do quadro de funcionários da Junta Municipal de Distrito que começou no ano passado e conclui o processo de transformação do emprego temporário em emprego permanente e estável.
Da Escala Especial de Administração, existem 264 vagas na Polícia Municipal, o que ultrapassa em muito as 178 vagas que estavam incluídas em 2019. De acordo com o disposto na Lei n.º 1/2018, de 22 de fevereiro, da Coordenação de Polícia Local da Comunidade de Madrid, do total de vagas incluídas nas categorias do corpo, 20 são da categoria Polícia e destinam-se à promoção de Agentes de Mobilidade.