A Cantábria prevê impor um toque de recolher entre 1h da madrugada e 6h da manhã em 53 dos seus 102 municípios, entre Santander, Castro Urdiales, Laredo e Noja. Ao mesmo tempo, o Executivo cantábrico quer também limitar as reuniões a um máximo de seis pessoas que não vivam juntas na esfera pública e privada. Estas medidas foram publicadas na última quarta-feira no Diário Oficial da Cantábria e não entrarão em vigor até serem autorizadas pelos tribunais.
Por outro lado, a Comunidade vai limitou desde quinta-feira a venda de álcool para consumo externo a partir das 20h00 em todos os estabelecimentos comerciais da região. Esta medida tem duração indeterminada e vai depender da evolução epidemiológica na Cantábria.
O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Miguel Rodríguez, e pelo diretor geral de Saúde Pública, Reinhard Wallmann, que consideram essas restrições fundamentais para deter a curva de contágio na Cantábria descontrolada nesta quinta onda. No caso de o Governo cantábrico obter o aval do Superior Tribunal de Justiça da Cantábria (TSJC), as medidas vigorariam por 14 dias a partir da sua publicação.
Fonte: La Razón