O cartão azul é para o trabalhador estrangeiro não residente na Espanha, que vai começar a trabalhar no país,em função de qualificação, e que requeira acreditação específica. Em outras palavras, falamos de cidadãos não comunitários (de fora da União Europeia) que cumprem todos os requisitos, para obter uma residência inicial e autorização de trabalho para terceiros. Mas, além de cumprir todos os requisitos, o candidato deve demonstrar que possui as qualificações e a experiência necessárias para desenvolver o cargo que ocupa.
Existem duas maneiras de demonstrar suas qualificações:
1 – Por meio da acreditação de, no mínimo, 5 anos de experiência profissional, no mesmo setor da atividade que irá desenvolver como profissional na Espanha.
2 – Fornecer diplomas de ensino superior de, no mínimo, 3 anos. Além disso, essas qualificações devem fornecer o conhecimento ou as qualificações necessárias para o exercício de uma profissão altamente treinada ou para a participação em um programa de pesquisa.
É muito importante que o recorrente não se encontre numa situação irregular, na Espanha, para fazer essa solicitação. O interessado deve permanecer em seu país de origem,enquanto o empregador inicia o processo.
O candidato pode ser titular de autorização de trabalho anterior ou ser contratado no país de origem. Ambas as opções são válidas na Espanha.
O procedimento de aplicação legal, que você deve seguir,para obter o cartão azul, na Espanha, é dividido em 3 partes:
1 – Início da aplicação pelo empregador na Espanha.
2 – Pedido de visto pelo trabalhador em seu país de origem.
3 – Entrada na Espanha e obtenção do cartão de residência.
Tarjeta Azul UE: Cómo Solicitarla en España Paso a Paso (balcellsgroup.com)