O cartão de saúde virtual de Madri possui uma nova funcionalidade que possibilita aos cidadãos que tenham realizado qualquer tipo de teste anti Covid-19, em laboratórios públicos ou privados, mostrar esses resultados a terceiros, caso seja necessário. Para o solicitar é necessário ligar gratuitamente para o número 900 102 112 112 ou dirigir-se a um posto de saúde da Comunidade.
O aplicativo da “tarjeta sanitaria virtual” elabora um código QR aprovado, ou não, pelo Serviço de Saúde de Madri (SERMAS) e estará temporariamente disponível para garantir a segurança de uso e acesso do teste. Este serviço virtual está disponível para celulares e tablets com servidores Android e iOS. O mesmo permite acesso aos serviços como CoronaMadrid e Cita Móvil, e a identificação do cidadão nos centros de saúde e em farmácias para comprar remédio com prescrição médica virtual.
Desde julho, a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Diaz Ayuso, anuncia o grande interesse em desenvolver um cartão internacional de vacinação para saber se uma pessoa foi infectada pelo Covid-19 e se tem anticorpos. Com isso, Ayuso recebeu críticas do Ministério da Saúde e de sua oposição ao dizer que, no futuro, será importante saber sobre a imunidade de uma pessoa para estar no ambiente de trabalho. A presidente justifica o interesse por esse cartão para saber quem pode contagiar outros ou ser contagiado a fim de evitar novos confinamentos e voltar à normalidade.
Já o vice-presidente regional, Ignacio Aguado, diminuiu as expectativas sobre esta iniciativa ao dizer que não seria como um “passaporte internacional de vacinação”, mas sim um registro de caráter informativo sobre a pessoa.