Outro tipo de bonificação que a Previdência Social espanhola oferece neste tempo de crise é por conciliação de trabalho e família. A “Seguridad Social” oferece gratificações de 50% a 100% para os autônomos que contratem empregado para cuidar do seu negócio durante o período em que ele deve se ausentar para cuidar de familiar, ou seja, por conciliação de trabalho.
Os trabalhadores por conta própria podem usufruir de abono de 50% se contratarem funcionários por meio período ou de 100% de sua cota, por um período de até 12 meses, se permanecerem cadastrados na RETA e contratarem trabalhador por tempo integral ou parcial nos casos de:
– Cuidar de crianças menores de 12 anos sob sua responsabilidade.
– Cuidar de parente, por consanguinidade ou afinidade até o segundo grau, inclusive, em situação de dependência, devidamente credenciado.
– Ser responsável por um familiar com grau de deficiência igual ou superior a 33% ou deficiência física ou sensorial com grau de incapacidade reconhecida igual ou superior a 65%, quando a deficiência estiver devidamente credenciada, desde que este não exerça atividade remunerada.
Os autônomos de idade avançada que acessarem a aposentadoria ativa estarão isentos de contribuir para a Previdência Social, exceto por invalidez temporária e contingências profissionais, desde que em qualquer um dos seguintes casos:
– Ter 65 anos e 38 anos e seis meses de contribuição.
– Ter 67 anos e 37 anos de contribuição.
Os trabalhadores autônomos que cessaram sua atividade por nascimento, fins de adoção, orfanato e tutela e retorno ao trabalho autônomo nos dois anos seguintes à data de rescisão terão uma taxa fixa para contingências comuns e contingências profissionais, de 60 euros por mês durante os 12 meses seguintes à data de regresso ao trabalho. Eles poderão usufruir desse bônus desde que optem por contribuir com a base mínima estabelecida em geral no RETA.